Mapeamento de Retina
O mapeamento de retina é um exame não invasivo que usa um instrumento chamado oftalmoscópio para avaliar a retina em sua totalidade. A retina é a camada de células nervosas na parte interna do olho que converte a luz em sinais elétricos que são enviados ao cérebro. O mapeamento de retina é usado para diagnosticar e monitorar uma variedade de condições oculares, incluindo:
- Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
- Retinopatia diabética
- Glaucoma
- Distrofia macular
- Descolamento de retina
O mapeamento de retina também é usado para avaliar a saúde da retina antes de cirurgias oculares, como a cirurgia de catarata ou a cirurgia refrativa.
Durante o mapeamento de retina, um oftalmologista usará um instrumento chamado oftalmoscópio para olhar dentro do olho. O oftalmoscópio emite uma luz brilhante e com a ajuda de uma lente o médico consegue examinar toda a retina, desde a mácula (região central) até as áreas periféricas
O mapeamento de retina é um exame não invasivo e indolor. O exame geralmente leva cerca de 5 a 10 minutos.
Benefícios do mapeamento de retina
O mapeamento de retina pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo:
- Detecção precoce de condições oculares
- Monitoramento da progressão de condições oculares como a miopia
- Avaliação da eficácia do tratamento de condições oculares
- Identificação de outros problemas oculares
- Acompanhamento da saúde ocular em geral
Após o exame
Depois do mapeamento de retina, você pode sentir alguns desconfortos, como ofuscamento da visão, sensibilidade à luz e em alguns casos dor de cabeça. Estes sintomas costumam melhorar dentro de poucos minutos. Por ser necessário dilatar os olhos, a vista ficará embaçada após o exame por cerca de 6 horas.
É necessário dilatar os olhos! Certifique-se de levar um acompanhante no dia do exame.