Capsulotomia – a “limpeza” da lente intraocular
A capsulotomia é um procedimento não cirúrgico a laser usado para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino (OCP). Na cirurgia de catarata é retirado o cristalino – lente natural dos olhos – e colocada uma lente artificial dentro da sua cápsula. A OCP é uma complicação comum da cirurgia de catarata que pode causar visão turva, normalmente ocorrendo de 3 meses há alguns anos da data da cirurgia.
O procedimento de capsulotomia é realizado no consultório do oftalmologista e dura apenas alguns minutos. O oftalmologista usa um laser para fazer um pequeno orifício na cápsula posterior do cristalino, permitindo que a luz passe e melhore a visão.
A capsulotomia é um procedimento seguro e eficaz que pode ser realizado em qualquer idade. A maioria das pessoas experimenta uma melhora significativa na visão algumas horas após o procedimento.
Benefícios da capsulotomia
A capsulotomia pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo:
- Melhora da visão
- Redução de halos e ofuscamento
- Recuperação rápida
Depois da capsulotomia, você pode sentir alguns desconfortos, como vermelhidão, inchaço e lacrimejamento. O seu médico prescreverá colírios para ajudar a aliviar esses sintomas.
É necessário dilatar os olhos! Certifique-se de levar um acompanhante no dia do exame.