Catarata: conheça a doença ocular que afeta milhões de pessoas

• Catarata: conheça a doença ocular que afeta milhões de pessoas

Catarata: conheça a doença ocular que afeta milhões de pessoas

O que é catarata?
A catarata é uma doença ocular frequente, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada pela opacificação do cristalino, uma lente natural do olho responsável por focar a luz na retina.

Mas, porque isso acontece?
Com o passar dos anos, é comum que o cristalino perca sua transparência devido ao processo natural de envelhecimento. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) de 2019, a catarata que surge em decorrência da idade, representa cerca de 48% das causas na faixa etária de 65-74 anos e até 75% na faixa etária acima de 75 anos.
Entretanto, fatores como exposição solar excessiva, lesões oculares, uso de medicamentos, tabagismo, diabetes e histórico familiar também podem contribuir para a formação precoce da catarata.

Quais são os sintomas?
– Visão turva ou embaçada;
– Visão dupla
– Alterações na percepção de cores;
– Mudança constante no grau dos óculos;
– Maior sensibilidade a luz;
– Dificuldade em ambientes escuros;
– Perda da nitidez.

Tratamento
Quando a catarata começa a prejudicar significativamente a qualidade de vida do indivíduo, o único tratamento é a cirurgia de catarata. Consiste na remoção do cristalino opaco e na substituição por uma lente intraocular artificial.

A cirurgia é considerada segura e indolor, sendo realizada sob anestesia local. O procedimento leva cerca de 15 a 30 minutos, com uma recuperação relativamente rápida.

Após a cirurgia, é comum que o paciente experimente uma melhora imediata na visão. No entanto, o olho precisa de um tempo para se ajustar à nova lente intraocular e para que a visão se estabilize completamente. O oftalmologista irá fornecer todas as instruções de pós-operatório, incluindo o uso de colírios e a importância de evitar esforços físicos intensos.

Não deixe que a catarata atrapalhe sua qualidade de vida. Entre em contato com o Oftalmocentro para um diagnóstico preciso e para obter todas as informações que precisa. Com tecnologia avançada e procedimentos modernos, a recuperação da visão e a melhoria da qualidade de vida estão ao seu alcance.